terça-feira, 10 de abril de 2012

O NMC

Para exercer enfermagem no Reino Unido é preciso estar registado no NMC ( Nursing and Midwifery Council), e para isso é necessário:

1. Pedir o Application Pack


O Application Pack é um formulário que se tem de preencher para para fazer o registo no NMC, é pedido no site do NMC no seguinte link http://www.nmc-uk.org/Registration/Joining-the-register/Trained-in-the-EU-or-EEA/ , é só seguir os passos lá indicados e esperar que eles enviem a papelada pelo correio, demora cerca de uma semana ou menos a chegar.

2. Reunir toda a papelada 


Agora começa a parte chata e dispendiosa... Os documentos necessários são:

- cópia certificada do passaporte 


Também pode ser uma cópia certificada do cartão de cidadão, mas de qualquer forma convém ter passaporte para ir para o UK. Quando me disseram que era necessário passaporte também achei estranho. Mas porquê? Não somos todos cidadãos da UE? Sim, mas explicaram-me que com passaporte a vida vai-nos ser mais facilitada nas questões de trabalho há empresas que só contratam trabalhadores com passaporte, também existem poucos bancos que aceitem abrir contas com o cartão de cidadão e pensem bem vão para um país estrangeiro, perdem o cartão de cidadão como é que fazem? Com passaporte estão salvaguardados. O preço do passaporte são 65€ e pode ser pedido nas lojas do cidadão ou registo civil.

-cópia certificada da certidão de nascimento internacional


A certidão de nascimento internacional é uma certidão de nascimento em várias línguas, que pode ser tirada na loja do cidadão ou cartório, custa 20€. Eu enviei cópia certificada por duas razões porque a empresa de recrutamento pediu para a levar à entrevista e porque precisamos dela no UK. Mas quem quiser enviar a original pode mas, depois, poderá ter que tirar outra.

-cópia certificada e tradução certificada do registo criminal


O registo criminal pede-se nas lojas do cidadão ou tribunal, quando pedirem não se esqueçam de dizer que é para para exercer enfermagem no UK, custa menos de 4€. Eu enviei cópia porque também precisa da original pra entrevista, a tradução enviei a original. Quem quiser pode enviar o original, este documento também vai ser necessário no UK, mas como só tem validade de 3 meses o mais certo é terem que tirar outro antes de ir.

-cópia certificada e tradução certificada do diploma de enfermagem


É pedido na vossa escola quando terminam o curso, e nisto existe uma grande diferença entre as escolas há escolas no final só te dão a certidão discriminativa há outras que te dão um diploma e uma certidão discriminativa. Por exemplo o meu namorado na escola dele pagou prai  60€ não sei bem e só teve direito à certidão discriminativa, o diploma teve que o pedir depois custou 150€ e demora 1 ano a estar pronto, porque é aquele diploma todo XPTO emitido pela casa da moeda e tal!... Já na minha escolinha por 36€ tive direito a diploma e certidão. Para quem tem que pedir esse diploma que demora 1 ano, não se preocupe pode enviar cópia e tradução do recibo do pedido do diploma (sim do recibo!). Se te disserem que só te podes registar enviando o tal diploma da casa da moeda isso é uma grande treta, se o que tiveres da tua escola disser diploma e for todo bonitinho também dá é mesmo para inglês ver. Enviem cópia guardem o original para vocês.

-cópia certificada e tradução da ficha curricular


É o que chamei certidão discriminativa, já sabem o preço depende das escolas.

-"declaração de bom carácter" da OE e tradução certificada


É uma carta que diz que não tem nenhum processo pendente na ordem e que podem exercer noutro país. Para quem não se poder deslocar à ordem, pode fazer o pedido por carta, que depois enviam te a declaração, custa cerca de 8€

-cópia certificada da cédula profissional 


Eu enviei mas não sei porque, acho que foi porque li noutros blogs que era necessário e porque uma amiga nossa que enviou antes de nos também enviou. Se não quiserem não enviem porque nos papeis da empresa que esteve a ver não falava disso.

-Para quem já tem experiência profissional declaração de cada emprego e tradução certificada  


NOTA: Os documentos que tem de ser traduzidos tem que ser por um tradutor oficial e os que tem que ser certificados só podem ser por um notário ou advogado. Os meus foram tratados num notário que traduz e certifica no Porto, e a brincadeira ficou-me em cerca de175€.

3. Preencher o Application Pack


Antes de mais nada comecem por anotar o PRN number que está na 1ª página do application pack pode ser preciso para pagamentos online e para consultar o andamento do processo.
Os papeis devem ser preenchidos com caneta preta e em letra maiúscula, esqueçam as canetas azuis os ingleses têm alergia.
Depois tem que ir ao vosso médico de família, existem 2 colunas onde ele tem que assinar e colocar a vinheta. A 1ª coluna para quem estiver a trabalhar, destina-se ao médico do trabalho, mas o médico de família pode preencher as 2.
Na coluna onde diz "supporting declaration of good character" devem escrever "the relevant declaration is attached. Para eles saberem que a certeza que declaração está lá. Eu tenho as instruções de como se preenche tudo direitinho mas infelizmente esta em PDF e não da para por aqui.
Depois disto feito é só juntar a papelada toda e enviar pelo correio, registado de preferência.
ATENÇÃO: quem pediu o application pack depois de 7 de Novembro de 2011 tem que pagar 110£ para que eles lhe vejam o processo, paga-se na Internet com cartão de credito.
Agora é só esperar que eles enviem uma carta para pagarmos 76£, que são as cotas anuais da ordem de lá, e que nos mandem o nosso pin number.
Dizem que o processo demora cerca de 5/6 semanas, nos mandamos 2 de Março e até agora nada, nadinha.

Espero sinceramente que este post não esteja confuso e que possa vir a ajudar alguém!...

50 comentários:

  1. Ola! Gostei muito do teu Blog. Estou a preencher o Application Pack e estou com algumas duvidas ;) Será que me podes enviar o pdf com as instruções de preenchimento? Beijo* Ana

    ResponderEliminar
  2. Olá. Estou com algumas dificuldades no preenchimento da application pack, será possivel enviar em pdf o exemplo?

    paulo_silva6@hotmail.com

    Obrigado pela atenção

    Cumprimentos,
    Paulo

    ResponderEliminar
  3. Olá.
    Obrigado pela informação do blog.
    Pretendia saber se preenchi a Application Form correctamente antes de enviar para o NMC e, por isso, agradecia se me pudesse facultar o exemplo que tem em PDF.

    E-mail= march.zero1@gmail.com

    Atentamente, Maria.

    ResponderEliminar
  4. Ola!
    tenho dificuldades no preenchimento da aplic.form.
    agradecia se me pudesse enviar o ex em pdf com as instrucoes de preenchimento.

    obrigada,

    ditzu18@yahoo.com

    ResponderEliminar
  5. Olá colega,

    Poderia, por favor, enviar-me o documento de pdf que fala na sua msg??

    O mail é: ruteafonso3@gmail.com

    Obrigada
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Boa noite.
    Poderia, se faz favor, enviar-me o documento em pdf para me ajudar a preencher, pois mesmo ficando esclarecida com a sua explicação ainda tenho duvidas para preencher.

    mail: ritasusano@hotmail.com

    Best Regards,
    Rita Suzano

    ResponderEliminar
  7. olá colega, por favor, envía-me o documento en pdf, porque tenho algunas duvidas.

    mail: rafaelamatos_84@hotmail.com

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde.
    Estou com algumas dúvidas no preenchimento do application form, será que me podia enviar o documento em pdf?

    mail:affc.costa@hotmail.com

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  9. Boa noite!

    Muito obrigada pelo teu post! Estava com imensas duvidas e sem perceber nada e ajudou imenso. Para completar, podias-me também enviar o pdf?

    mail: marta_cb90@hotmail.com

    Obrigada!*

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde

    Sera que me podia enviar uma copia do PDF para tirar duvidasd de preenchimento?

    Obrigado

    diogosousa87@gmail.com

    ResponderEliminar
  11. Boa noite,

    Será que me poderia enviar para o meu email o seu PDF para me ajudar. O meu email e anafilipa3@gmail.com.

    Muito obrigada,

    Ana Rodrigues

    ResponderEliminar
  12. Será que me poderia enviar para o meu email o seu PDF para me ajudar. O meu email e luisseixas@outlook.com.

    Muito obrigada,

    Luis Seixas

    ResponderEliminar
  13. Bom dia

    Gostaria de saber se me pode enviar o pdf com as instruções de preenchimento. O meu e-mail: joanafmc@gmail.com

    Desde já o meu obrigada

    Com os melhores cumprimentos,
    Joana Costa

    ResponderEliminar
  14. Bom dia

    Gostaria de saber se me pode enviar o pdf com as instruções de preenchimento. O meu e-mail: agata.pedrosa@hotmail.com

    Desde já o meu obrigada

    Com os melhores cumprimentos,
    Ágata Pedrosa

    ResponderEliminar
  15. Boa Tarde :)
    Obrigada pelas instruções de preenchimento. Será que podia enviar o seu pdf para o meu mail: fonsecadriana1991@gmail.com ?
    Desde já muito obrigada

    Com os melhores cumprimentos

    Adriana Fonseca

    ResponderEliminar
  16. Bom dia!
    Obrigada pela informação! Seria possível enviar as instruções em pdf? Agradecia imenso! O meu e-mail é ana.margarida.fernandes4@gmail.com
    Muito Obrigada,
    Com os melhores cumprimentos,
    Ana Fernandes

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde, obrigada pela informação. Seria possível enviar-me o pdf que menciona? Agradecia muito. O meu email é neuza.c.pinheiro@gmail.com.
    Com os melhores cumprimentos
    Neuza Pinheiro

    ResponderEliminar
  18. Boa noite,
    Eu estou a preencher o Application Pack e tenho algumas dúvidas, será que poderia enviar o PDF por mail? O meu mail é Daniela_oliveira_11@hotmail.com

    Muito obrigada pela disponibilidade,
    Daniela M.

    ResponderEliminar
  19. Obrigado pelo excelente post

    Se me pudesse enviar também o pdf ficaria muito agradecido

    jvfs17@hotmail.com

    Desde já o meu muito obrigado

    ResponderEliminar
  20. Olá boa noite!

    Estou com algumas dificuldades a preencher o Application Pack, se fosse possível enviar-me o PDF para: rita.pinto87@gmail.com, agradecia imenso.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  21. Olá boa noite!

    Estou com algumas dificuldades a preencher o Application Pack, se fosse possível enviar-me o PDF para: rita.pinto87@gmail.com, agradecia imenso.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  22. Olá boa noite!

    Estou com algumas dificuldades a preencher o Application Pack, se fosse possível enviar-me o PDF para: rita.pinto87@gmail.com, agradecia imenso.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  23. já agora também agradecia imenso se me enviasse :)

    daniela.martins-@hotmail.com

    ResponderEliminar
  24. Bom dia, podia por favor enviar-me o pdf?
    Obrigada!


    email: ri.coelhoo@gmail.com

    ResponderEliminar
  25. Boa tarde será que me podes enviar o pdf que estou com algumas dúvidas? O meu email e claudia.marquesmira@gmail.com obrigada

    ResponderEliminar
  26. Olá. Obrigado por este email de esclarecimento, mas eu também gostava de ter o documento em PDF sff porque aquilo não é nada intuitivo. O meu email é enf.catiacunha@gmail.com Obrigado!

    ResponderEliminar
  27. Boa noite, blogue muito bom, e desde já poderia enviar o doc em pdf, para jotap81@gmail.com

    Obrigado

    ResponderEliminar
  28. Bom dia,
    Estou com algumas dúvidas no preenchimento do application form, será que me podia enviar o documento em pdf?

    --> marcelo5105@hotmail.com

    p.s. Parabens!! o blog esta muito bom

    Obrigado

    ResponderEliminar
  29. Por favor alguém me pode enviar o documento em pdf???

    jotap81@gmail.com

    ResponderEliminar
  30. Agradeço bastante a informação e se não fosse pedir demais já agora o pdf para me facilitar o preenchimento.

    ruibarbo07@gmail.com

    Obrigadão!

    ResponderEliminar
  31. Olá,

    Se fosse possível poderia enviar-me o PDF.
    Fico muito agradecida.

    nidia.lopes7288@gmail.com

    Obrigada! :)

    ResponderEliminar
  32. Olá,

    Obrigado pelo post. Estou com algumas dificuldades a preencher o Application Pack, se fosse possível enviar-me o PDF para: martins.ana05@gmail.com, agradecia imenso.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  33. Olá!
    Também tenho algumas dúvidas no preenchimento do application form, se pudesse enviar-me o documento em pdf para: catiavan@gmail.com, agradecia.
    Cumprimentos,
    Cátia Mota

    ResponderEliminar
  34. Olá!
    tenho algumas dúvidas no preenchimento do application form.
    se pudesse enviar-me o documento em pdf agradecia.
    delfinaesep@hotmail.com
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  35. Boa noite
    è so mais 1 :) podia enviar.me o PDF
    e-mail : arcsequeira@gmail.com
    Obrigado cumprimentos

    ResponderEliminar
  36. Boa noite! Se puder enviar o PDF para: toya.osorio@gmail.com agradecia imenso!
    A minha duvida é em relação ao preenchimento do medico, já várias pessoas têm dito que é apenas na pagina que tem o código de barras e não é necessario na section 4...Obg

    ResponderEliminar
  37. Boa tarde também estou a preencher o pack podia enviar-me o PDF
    e-mail : joanamfm@gmail.com

    Obrigada
    Joana

    ResponderEliminar
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  39. Boa tarde,
    Pode-me enviar o pdf, por favor?
    email: carla_travankense@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderEliminar
  40. Boa noite,
    Será que era possível enviar também para mim o PDF.
    Muito Agradecida :)
    Email : rain4r@gmail.com

    ResponderEliminar
  41. boa tarde
    tambem sou mais um com algumas duvidas para preencher o aplication pack.
    poderia enviar o pdf para o mail: enfermeiro_1@msn.com
    os meus agradecimentos.

    ResponderEliminar
  42. Boa noite,

    Seria possível enviar o PDF também para mim? Estou com dúvidas no preenchimento do Aplication Pack. Mail: mcarmo.catarina@gmail.com

    Obrigada!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  43. Boa noite.

    Estou agora e tentar preencher o Pack e estou com bsatantes dúvidas, seria possível emviar-me o PDF. nandomagalhaes1986@gmail.com

    Cumprimentos e Obrigado

    ResponderEliminar
  44. Boa noite.
    será que é possível também me enviar o aplication pack porque tenho algumas duvidas a preencher. o meu email é: anabela_pinheiro@msn.com.

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  45. Boa tarde.
    Será possivel enviar-me o PDF.
    catia-dias@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderEliminar
  46. Ola querida, sera que me podes enviar o PDF por e-mail?
    anamcbeira@gmail.com

    ResponderEliminar
  47. Será que me pode enviar o PDF com as instruções,
    Mail: spgmary@hotmail.com
    cumprimentos e obrigada :)

    ResponderEliminar
  48. Será que me pode enviar o PDF com as instruções,
    Mail: spgmary@hotmail.com
    cumprimentos e obrigada :)

    ResponderEliminar
  49. Olá.
    Desde já agradeço a tua ajuda para o preenchimento dos documento para o NMC.
    Poderias enviar-me as instruções em PDF para confirmar o meu preenchimento.

    macedo.monica@gmail.com

    Mónica MAcedo

    ResponderEliminar
  50. Olá.
    Desde já agradeço a tua ajuda para o preenchimento dos documento para o NMC.
    Poderias enviar-me as instruções em PDF para confirmar o meu preenchimento.

    macedo.monica@gmail.com

    Mónica MAcedo

    ResponderEliminar